A Identidade Sonora da Paisagem Urbana da cidade para espaços sustentáveis – Artigo de Reeman Mohammed Rehan.

Este artigo fundamenta a importância dos sons em relação à maneira como percebemos a qualidade de um lugar e de um bom ambiente onde se possa viver. Normalmente quando o som urbano é o foco da atenção, o principal tópico investigado é maioritariamente sobre a redução do ruído e o debate de legislação para promover a redução do mesmo.
Com o estudo do som urbano a ser cada vez mais um campo de pesquisa estabelecido e reconhecido em muitas partes do mundo, hoje, argumenta-se sobre a necessidade de tornar a acústica ambiental num programa de estudo na qual o seu desenho inovador é utilizado para destacar os aspetos positivos do som no ambiente urbano.
Rehan propõe a aplicação da abordagem da paisagem sonora no planeamento da reconstrução de espaços urbanos e explora o impacto sonoro na formação de espaços abertos urbanos por meio de estudos de casos internacionais. Sugere também uma estratégia para incluir a paisagem sonora urbana num processo de planeamento de uma das praças mais barulhentas do Cairo, a fim de o tornar num espaço mais tranquilo no meio da agitação de uma metrópole como a capital egípcia. Acaba por concluir com o conceito de paisagem sonora como um tema estabelecido no ambiente acústico e que são necessárias técnicas de paisagem sonora adaptadas especificamente ao ambiente exterior.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s