Gravação de Campo com tecnologia AmbiSonics – Alvalade, Lisboa

A captação que se apresenta nesta publicação é um excerto da captação 0220 do catálogo Aural Experience, Territory and Community realizada no Largo Frei Heitor Pinto (em frente à Igreja de São João de Brito – Alvalade) às 14h43m no dia 6 de Maio. As condições atmosféricas estavam favoráveis à captação de som e foi a primeira gravação em AmbiSonics do nosso catálogo. Foi utilizado o microfone Ambeo da Sennheiser e o gravador Sound Devices Mix Pre 6. A gravação foi feita com uma taxa de amostragem de 48khz e com uma resolução de 24 Bits. 

O formato da gravação foi realizado em A-Format, que é o sistema de gravação utilizado internamente pelo gravador e decodificado em tempo-real em B-Format e consequentemente gravado em três formatos, Ambisonics B-format AmbiX, Binaural (otimizado para escuta reduzida) e em estereofonia para reprodução em sistemas de escuta aberta.

A escolha desta técnica de virtualização apresentou:

– Realismo na recriação do espaço;

– Maior perceção acústica para o ouvinte;

– Transparência na relação do ouvinte com a cidade;

– Fácil montagem do equipamento.

O excerto que se segue é a codificação em estereofonia para reprodução em sistemas de escuta aberta. Nesta ida de campo fomos acompanhados pelos estudantes de terceiro ano da licenciatura de Ciência e Tecnologias do Som da ULHT, pelo professor Luís Cláudio Ribeiro e a investigadora do projeto Raquel Castro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s